Disfunção da articulação temporomandibular

O termo disfunção da articulação temporomandibular, popularmente conhecido como DTM, é erroneamente utilizado como um diagnóstico para diversas patologias que ocasionam dores na face e perda da capacidade mastigatória.

A articulação temporomandibular ATM anatomicamente é composta pelo processo condilar ou cabeça da mandíbula e fossa mandibular do osso temporal. As superfícies ósseas que se articulam (possuem contato) são revestidas por tecido fibrocartilaginoso e lubrificadas e nutridas pelo líquido sinovial. Isso ocorre para diminuir o atrito entre essas estruturas.

Entre a fossa mandibular e a cabeça da mandíbula existe um tecido interposto que se chama  disco articular. O disco possui a função de melhorar a adaptação entre essas superfícies e absorver forças de pressão e cisalhamento. Todas essas estruturas estão dentro de uma cápsula que é revestida por membrana sinovial que produz o líquido sinovial. A articulação é mantida em posição pela ação de músculos: temporal, masseter, pterigoideo lateral, pterigoideo medial (elevadores da mandíbula) e os movimentos são limitados pelos ligamentos temporomandibular, estilomandibular, esfenomandibular.

Existem várias outras estruturas anatômicas que se sobrepõem e em profundidade a ATM assim dores na região podem ter outra origem que não a ATM.

Temos que considerar que essa área é muito próxima do ouvido, da base do crânio, dos seios paranasais, das cavidades orbitárias e de todas as estruturas da boca (língua, dentes, glândulas salivares).

Assim o correto diagnóstico da origem da dor na região é fundamental para um tratamento de sucesso. É fundamental a realização de uma anamnese adequada (relato do paciente sobre características do seu caso) direcionada pelo profissional experiente para detalhar o início e evolução da dor. Seguido de um exame clínico minucioso e a solicitação de exames complementares. No mínimo é de fundamental importância a realização de uma radiografia panorâmica para verificar as estruturas ósseas pois cistos e tumores na região podem ser a origem da dor. Nunca se deve iniciar o tratamento sem antes afastar outras possíveis patologias.

Dr. Shajadi Kaba.

Facebook
Twitter
LinkedIn